Nutrição Humana

A alimentação além de ser necessária para o homem é também uma forma de prazer.

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Homenagem ao meu primo paraense

A Culinária do Pará apresenta como sua maior influência a cultura indígena e, um pouco da portuguesa e africana. Os ingredientes básicos são oriundos da exuberante natureza da Amazônia, como camarão, caranguejo, marisco, peixe, aves, caça, pato, todos temperados com folhas (maniva, chicória, coentro), pimentas de cheiro e ervas. São cozidos em panelas de barro ou assados em moquéns e embebidos de tucupi. Comem-se até às larvas de insetos e ovos de diferentes aves. Servidos em cuias, em casulos de folhas de banana, em recipientes de barro e a té em toscas urupemas dando um sabor agradabilíssimo aos pratos do Pará. Maniçoba Exótica
À primeira vista ela causa um certo estranhamento, mas a maniçoba é um dos saborosos e picantes pratos amazônicos. O preparo dos pratos requer cuidados especiais. A maniçoba, por exemplo, é feita a partir da maniva (folha extraída da mandioca) moída, que passa cerca de sete dias no fogo antes de chegar à mesa. É que a maniva possui o ácido cianídrico, que se ingerido in natura pode levar à morte por intoxicação. A fervura acontece até que a massa verde fique quase preta. Ela é temperada com quase os mesmos ingredientes de uma feijoada completa.
-Ingredientes (para cerca de 30 pessoas):· . 2 paneiros Folhas de mandioca ( maniva ) · 2 quilos Toucinho branco · 2 quilos Toucinho defumado · 2 quilos Pé de porco salgado · 2 quilos Orelha de porco salgada · 2 quilos Língua de porco salgada · 2 quilos Rabo de porco salgado · 2 quilos Lombo de porco salgado · 2 quilos Costela de porco salgada · 1 1/5 quilo Paio · 1 1/5 quilo Chouriço · 1 1/5 quilo Lingüiça de porco · 4 quilos Bucho de boi · 4 quilos Charque Modo de fazer: Retire os talos da maniva e vá moendo. Coloque a maniva para ferver em fogo brando por 72 horas em panela grande com água. É necessário mexer de vez em quando, para que as folhas não grudem no panelão. Acrescente água quando achar necessário, contanto que a massa nunca fique seca.Depois de 72 horas, coloque o toucinho (inteiro). Deixe ferver por mais um dia, em fogo brando, sempre acrescentando água e dando no mínimo três boas mexidas por período (manhã, tarde e noite).No quarto dia, ponha as carnes salgadas e o charque de molho para tirar o excesso de sal.No quinto dia, é a vez do bucho, que entra na panela em pedaços. Antes, escalde bem o bucho. Corte as carnes salgadas, lave bem e afervente. Junte tudo e ponha no panelão para ferver, desligando o fogo quando for dormir.No sexto dia, corte o paio, o chouriço e a lingüiça em rodelas. Deixe ferver até o dia seguinte, quando a maniçoba estará pronta. O ponto pode ser dado pela cor que, de verde vivo passa a verde musgo quase preto. Agora é só servir com arroz branco e farinha de mandioca.

Nenhum comentário: