Nutrição Humana

A alimentação além de ser necessária para o homem é também uma forma de prazer.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Resista se puder

Geleia de pimenta com pectina de maçãs
Acho que finalmente cheguei a uma boa receita de geleia de pimenta. Não que fosse de meu interesse, mas tive que fazer um trabalho sobre ela e, como não achei informação nutricional completa, fiz uma receita com medidas para obter os dados. Depois de muito pesquisar e desconfiar do acerto de várias receitas e resultados, achei uma formula que parece ser confiavel Afinal, para se fazer uma geleia límpida e estruturada usando pimenta, há que se ter pectina, pura, comprada ou vinda de maçãs, por exemplo. As maçãs verdes são ricas neste tipo de fibra solúvel e dá um sabor frutado à geleia picante. A minha seria feita com dedo-de-moça vermelha e pimentão, mas ainda assim não chegaria a um rosado atrativo.Apelei então, para uma fatia de beterraba, que não fez feio na cor nem questão de aparecer de outra forma e se sobrepor ao sabor da pimenta. No final ainda juntei umas fitinhas de pimentas verde e vermelha para dar um tcham. Bem, mudei quase tudo, mas mantive a proporção de suco e açúcar. Ficou apimentada na medida certa e, com com o kefir drenado sobre pão torrado ou com pedacinho de queijo, irresistível. Mas já sei que não haverá situações apropriadas suficientes para comermos este tipo de canapé, então já estou matutando aqui outros destinos para a guloseima, como ingrediente picantes onde o doce também caia bem; molhos agridoces e apimentados ou misturada com algo mais para um assado de carne ou ave picante e dourado.

Geleia de pimenta dedo-de-moça

1 quilo de maçãs verdes picadas em 8, com casca e sementes 6 pimentas dedo-de-moça com sementes picadas 1 pimentão vermelho picado 1,5 xícara de vinagre de vinho branco 2,5 xícaras de água 1 e 3/4 de xícara de açúcar 1 colher (sopa) de rodelinhas finas de pimenta verde e vermelha (opcional)
Numa panela coloque as maçãs, as pimentas picadas grosseiramente, o vinagre e a água. Leve ao fogo e deixe cozinhar até as maçãs ficarem bem moles (cerca de 20 minutos). Amasse tudo usando um mixer ou amassador de batatas e passe tudo por um pano fino (gaze, fralda de aldogão ou saco de algodão) ou chinois, sem espremer para não turvar a geleia. Deixe escorrendo por cerca de 1 hora. Você deverá obter 2 xícaras de suco. Se não, junte mais um pouco de água à massaroca de maçãs e drene de novo. Coloque este suco numa panela com o açúcar e leve ao fogo alto. Quando ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 10 minutos, tirando com uma colher a espuma que porventura se formar na superfície. Junte as rodelinhas de pimenta, se for usar, e deixe cozinhar até chegar ao ponto de geléia, mexendo de vez em quando com delicadeza para não grudar no fundo. Para saber o ponto, levante um pouco da calda com uma colher de pau - a última gota deve ficar pendurada e se solidificar. Outro jeito de saber é colocando um pouco da calda num pires. Deixe esfriar um pouco e empurre com o dedo - deverá formar ondas. Coloque ainda quente sobre vidros aferventados por 10 minutos e secos no forno. Geleia quente no vidro quente. Apoie por cima as tampas (também aferventadas e secas), sem rosquear e espere esfriar. Rosqueie e conserve os vidros na geladeira. Rende: 2 vidros de 350 gramas

Nenhum comentário: