Nutrição Humana

A alimentação além de ser necessária para o homem é também uma forma de prazer.

domingo, 11 de março de 2012

As vitaminas e os minerais são indispensáveis e necessarios ao bom funcionamento do nosso organismo.🌶



Os nutrientes

Nutrientes são os elementos nutritivos que compõem, como num puzzle, os alimentos que ingerimos. No decurso da digestão o puzzle é separado em elementos cada vez mais pequenos. As diferentes peças separadas são absorvidas pelo intestino e passam para a circulação geral, ocupando os lugares ou as funções específicas, trabalhando em conjunto.
Para se ser saudável e resistente, para se crescer e desenvolver plenamente, a nossa alimentação deve fornecer-nos todos os dias representantes das grandes famílias de nutrientes: proteínas*, lípidos*, glícidos*, vitaminas e sais minerais. A água é-nos igualmente indispensável. 
Estes nutrientes devem contribuir em proporções adequadas para o equilíbrio da alimentação.
* Proteínas: nutrientes de construção (carne, peixe, ovos, lacticínios)
* Lípidos: energia de reserva (gorduras)
* Glícidos: energia corrente (cereais, leguminosas, fruta, produtos açucarados)
Como numa orquestra, a execução de uma actividade é harmoniosa quando os instrumentos estão presentes e são fiéis à sua partitura.
Na alimentação não existe um alimento principal, deve sim existir uma contribuição dos nutrientes em quantidade ideais. É necessário que todos estejam presentes para que tudo se processe em equilíbrio.
Vitaminas e minerais
As vitaminas e os sais minerais são nutrientes que o organismo necessita em quantidades muito pequenas, por isso são chamados de micronutrientes. No entanto, se o nosso corpo não receber essas minúsculas quantidades destes micronutrientes, a saúde ficará comprometida já que eles são fundamentais para a regulação de variados processos internos, são indispensáveis ao crescimento, ao bom funcionamento do organismo e ao equilíbrio em geral.
Por isso a alimentação desempenha um papel tão importante como forma de obter estes auxiliadores da saúde.
As vitaminas e os sais minerais estão abundantemente distribuídos na natureza, por isso, podemos encontrá-los em praticamente todos os alimentos (animais e vegetais), ainda que de forma muito desigual. Daí a importância de fazer uma alimentação diversificada que inclua uma vasta gama de produtos alimentares de todos os grupos.

Necessidades energéticas diárias (NED)
Objectivos
Existem várias fórmulas para calcular as Necessidades Energéticas Diárias (NED) do adulto. O interesse de saber quantas calorias precisa por dia, prende-se com o balanço energético entre o que ingere e o que gasta diariamente. Assim, a quantidade de energia ingerida não deve ser superior àquela que o corpo gasta, caso contrário existirá um balanço positivo de energia, levando à acumulação de calorias sob forma de gordura.

 Resultado
O corpo humano é uma extraordinária “máquina” que necessita ser abastecida de energia, para o seu correto funcionamento.
Para se manter vivo e a funcionar, o organismo necessita de uma determinada quantidade de energia, mesmo em repouso, e que representa o Metabolismo Basal, ou seja, a energia gasta na manutenção do tónus muscular, da temperatura corporal, circulação, respiração, e outras actividades celulares e glandulares.
Para além desta energia, sempre que executa alguma actividade física (sejam os movimentos diários do dia-a-dia, seja a prática de desporto), o corpo também gasta energia.
Finalmente, sempre que ingerimos alimentos, o corpo, para além de receber energia, também gasta alguma nos processos de digestão e absorção dos mesmos (o que representa a Ação Dinâmica dos Alimentos).

Aconselhamento
Procure não ingerir uma quantidade de alimentos (energia) superior ao seu desgaste energético diário, para não haver aumento do peso corporal.
Se por outro lado quer emagrecer, então deve tentar que a quantidade de energia ingerida, seja inferior àquela que gasta, para que o corpo utilize a gordura armazenada como fonte de energia.

Lianna Lemos
Técnico em Nutrição e Dietética